Hábitos e rituais

As crianças pequenas necessitam de hábitos e rituais para se sentirem mais seguras. Proporcionar-lhes um ambiente estruturado na família facilita muito seu desenvolvimento saudável.

Por exemplo, antes de dormir, se os pais instituírem um ritual cotidiano, a criança vai, aos poucos, entrando no “clima do soninho”. Jantar,  brincar um pouco com brincadeiras não excitantes, evitar o uso dos aparelhos eletrônicos neste ritual, músicas calmas, histórias, escovar os dentinhos, tomar banho, colocar o pijama, pegar seus brinquedos de estimação e deitar. Pode-se ficar um pouco com a criança já deitada em seu próprio berço ou caminha, contar histórias, mas o importante é que ela aprenda a dormir em seu próprio quarto e cama.

Da mesma forma, estruturando um ritual para as outras obrigações do dia, como comer, se aprontar para ir à escola, fazer as lições de casa, a criança vai aos poucos adquirindo autonomia.

É importante também, reservar local e horário diariamente, para que a criança possa brincar à vontade e com liberdade, tendo somente a constância do “lugar pra brincar” e do tempo gasto nessa atividade, que deve ser diária. Por isso, não devemos sobrecarregar a criança com aulas extra-curriculares, pois o tempo de brincar é essencial.

 

Bitnami