Higiene no preparo de alimentos para as crianças

A higienização dos alimentos a serem dados para as crianças, principalmente nos 2 primeiros anos de vida, é importante para evitar a contaminação alimentar, levando a doenças infecciosas, principalmente a diarréia.

Primeiramente, a higienização das mãos com água e sabão, é mandatória sempre, antes do preparo de qualquer alimento. Dependendo da superfície onde os alimentos serão preparados, pode-se borrifar uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% (20 gotas de hipoclorito para 1 litro de água).

Para as frutas e hortaliças, recomenda-se colocá-los por ao menos 2 horas na geladeira após comprá-los e só depois, lavá-los em água corrente. Para se livrar dos agrotóxicos, coloque os alimentos por 20 minutos numa solução de bicarbonato de sódio a 1% (1 colher (de sopa) de bicarbonato para 1 litro de água.

Depois, colocá-los por 15 minutos em imersão numa solução de hipoclorito de sódio a 2,5%.

Para o preparo dos alimentos, utilize sempre água filtrada ou fervida.

Alimentos preparados antecipadamente, devem ser colocados no freezer quando esfriarem. Se mantidos em geladeira, desprezar se não forem consumidos em 24 horas.

Fora da geladeira, os alimentos não consumidos devem ser desprezados após 2 horas, principalmente nos dias de muito calor.

Não tente assoprar o alimento a ser dado para a criança, pois pode contaminá-lo. Da mesma forma, não reaproveite alimentos que entraram em contato com a saliva da criança. Portanto, descarte restos do prato servido.

Deve-se ter especial cuidado com a higiene das mamadeiras e bicos. Após lavá-los com escova, sabão ou detergente e água corrente, esterilizá-los por 15 minutos em água fervente (ou pode colocar em esterilizador no micro-ondas por 10 minutos).

Fonte: Como alimentar seu filho de forma saudável (de Maria das Graças Garcez Silveira) Ed. Vozes.

 

Bitnami